O meu post sobre o Ovo e a Galinha, parecendo que não é bastante inocente.
Eu sei que parece que estou a atacar a torto e a direito o Evolucionismo, mas tal não é verdade. Tenho a mesma atitude perante o evolucionismo como tenho perante o Big Bang ou as teorias da Relatividade, etc.
São teorias aceites pela generalidade da comunidade científica e que à luz do nosso conhecimento do universo, melhor explicam aquilo que observamos.
Só tenho uma pequena farpa no dedo perante a forma como o evolucionismo é encarada e gerida pelos cientistas, que é completamente distinta de qualquer outra teoria.
Senão vejamos, já tenho presenciado nos últimos anos algumas notícias que dão conta de novas descobertas que vêm colocar em cheque a ou as teorias de Einstein. Peço desculpa por esta sugestão pouco clara, mas estou a falar de memória, e aquilo que me recordo são dos cabeçalhos dessas notícias. E mesmo sobre a teoria do big bang sei que coexiste com outras menos reconhecidas, embora também não te saiba dizer quais. Qual é a atitude dos cientistas perante estas alternativas? São científicos! Analisam, testam e comprovam a sua autenticidade. Se não for cabal, rejeitam-na, se for demasiado especulativa perante a teoria vigente colocam-na para segundo plano.
Agora, quando estamos a falar do evolucionismo, a palavra teoria quase desaparece. Mas não é isso que me incomoda, mas sim o cerco a que a comunidade científica faz a quem quer fugir do paradigma. É relativamente normal que existindo ameaças ao paradigma, surja um estreitar de posições. A história assim o comprova. Mas a questão é que não há qualquer motivo para a referida teoria estar comprometida por outra mais capaz, porque não existe. O próprio Design Inteligente está a milhas de conseguir alguma notoriedade (pelo menos na Europa). Então para quê tanta asfixia científica ao redor desta teoria? Se não acreditas em mim, vê http://www.youtube.com/watch?v=XUeIgeHdqFA&feature=player_embedded# (é o primeiro de 10 videos que contam a história de académicos tentaram distanciar-se do evolucionismo e depois diz-me se sou eu que estou a exagerar!)
É simplesmente esta atitude que me incomoda, que não permitam aos jovens cientistas imaginar por si próprios alternativas capazes de explicar melhor o universo que o evolucionismo.
Eu sei o porquê deste receio e o porquê da "fé" nesta teoria, mas aí estaria a entrar numa outra guerra, que não é o objecto deste post. Alheando-me destas quezílias, sou a favor do evolucionismo como teoria e não como facto!
Pelo que sei, a teoria ainda tem muitas lacunas, e a forma como hoje está formulada é diferente da formulada por Charles Darwin, julgo que apenas se mantém o princípio base da teoria, sendo a substância muito mais complexa. Existem muitas questões que a teoria ainda não consegue explicar. Gostaria apenas que houvesse sensatez suficiente para as enunciar claramente nos diferentes graus académicos, e assim permitir divagações pelas jovens mentes científicas que ainda não se encontram enredadas no paradigma, em vez de as "atrelar" a esse mesmo paradigma como se as questões em aberto fossem apenas assuntos marginais ou uma questão de tempo.
Mas isso sou eu que raramente compro o que me querem vender por atacado. E tu tens coragem para questionar o que te querem impingir antes de o comprar?
conheci apenas agora com o teu link a teoria do Design Inteligente. É uma hipótese. Ainda não li nada de especial acerca dela exceptuando um livro que tinha lido recentemente em que a teoria é proposta de forma indirecta, no entanto não é apenas a teoria, mas sim um misto de evolucionismo e design inteligente. Quanto ao que aconteceu a estes académicos é de facto um mau sinal dos tempos. Na ciência ao contrário de noutros ramos da sociedade a liberdade de pensamento sempre foi um dos pilares fundamentais, mas uma coisa é certa os EUA sempre foram um país muito polar e o que eu quero dizer com isto é que há de tudo lá, do mais liberal ao mais obtuso. Ainda assim é um facto que quando alguém propõe uma teoria esta é logo posta de lado por alguns cientistas conceituados. Para mim estes cientistas apesar de conceituados são do mais reles e passo a expressão que pode haver. Não obstante os seus inúmeros conhecimentos a sua educação científica foi como a que existiu em muitos lados e noutras épocas onde a diferença era posta de lado. Carl Sagan é um excelente exemplo acerca do verdadeiro espírito do cientista. Apesar de não acreditar em muitas coisas e de estar em desacordo com elas, ainda assim analisa esses assuntos como merecedores de toda a atenção. Eu tento ser assim no meu dia a dia: acreditar quando faz sentido, se não fizer não posso aceitar.
ResponderEliminar